quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Perspectiva(s)

(I)

Ladrilhos cor de barro
são espectadores perspicazes.
Meus olhos ansiavam
neles a lembrança de um momento
que, juntos, vivenciaram...
Vivenciamos...

(II)

Passo por aquela praça
e a cada passo
acha ela graça
dos meus primeiros porres.

(III)

Circundo a cidade...
Caminhos antigos e acostumados
projetam em mim sua presença desinteressada.
Caminhos novos e em sacolejo,
com brilho nos olhos, ensaiam seu cortejo.

(IV)

Se se olhar bem pelas margens,
reparar nos detalhes presentes em toda viagem,
percebe-se, passivamente, o poder da imagem:
que estabelece entre as coisas e nós,
em nós,
linguagem...

Permitindo que a música do mito
abuse delas em bricolagem.

(V ínculo)

Eternizo o momento
em que sorrio pra linguagem
e faço lavagem do que, no olho, pousa...

Leve e desprendido
como músculos
que se permitem a uma massagem,
sintetizo uma mariposa
na música que as coisas
tocam
quando olham
para mim.

E eu,
olhado por estas coisas
resumidas, por mim, na imagem mariposa,
não sou, para elas, como sou pra mim:
Sorriso, carinho e bobagem:
Solidão, cansaço e saudade na bagagem...
Nada disso.

Apareço - roupagem.
Imagem - pareço.

(VI!)

Olhe para mim! Viu?
Viu a metonímia de mim!?
Hein!? ...

Ela não responde...

A metonímia
do universo conhecido
me ignora...
Ignora, ironicamente, todos nós,
mesmo sendo a única a tomar
parte de tudo que é.

Como essa mariposa
que,
na varanda,
enquanto escrevo,
ignora onde pousa:
Ignora a mim.

João Gabriel Souza Gois, 6 de agosto de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua impressão, crítica, desgosto ou palavrão.
Não há nada que não possa ser dito, nem nada que faça com que as palavras, depois de ditas, morram.